Obesidade em Cães é muito frequente.
A obesidade é umas das doenças metabólicas mais vistas nos atendimentos em clínicas veterinárias, acometendo aproximadamente 59% dos pets. Muitas vezes ela passa despercebida pelos tutores
principalmente quando na fase de sobrepeso, ainda não atingindo a obesidade.
Alguns tutores não possuem o conhecimento do perigo a saúde do sobrepeso e obesidade onde, o
sobrepeso pode se transformar em obesidade rapidamente e isso afeta diretamente a saúde gerando doenças metabólicas, dificuldade de locomoção, dificuldade na respiração ficando mais ofegantes e afetando a qualidade de vida dos mesmos.
O que é a Obesidade em Cães?
O corpo é composto por vários tecidos, um deles é o Tecido Adiposo que é responsável por armazenar gordura servindo como reserva energética do organismo. A obesidade é quando temos o acúmulo excessivo nesse tecido, levando a vários problemas de saúde secundários como: alterações cardiorrespiratórias, inflamações crônicas, afecções ortopédicas e diabetes.
A obesidade pode ter sérias consequências para os cães, incluindo problemas de saúde como diabetes, doenças cardíacas, artrite, dificuldades respiratórias e uma expectativa de vida reduzida. Além disso, o excesso de peso pode diminuir a qualidade de vida do animal, tornando-o menos ativo e aumentando o risco de lesões articulares.
Diagnóstico
O diagnóstico é simplesmente visual, ele pode ser feito até pelos tutores. Basicamente é feita só pela observação do corpo do seu pet como a imagem a baixo que indicando o ECC que é o Escore de Condição Corporal. Isso ajuda os veterinários a classificar o quanto os cães e gatos estão acima ou abaixo do peso.
Além de pesa-lo e classifica-lo, poderá ser solicitado pelo seu veterinário exames como o de sangue para verificar principalmente os níveis de Colesterol e Triglicérides.
Prevenção
O acompanhamento do escore corporal e do peso do seu peludo deve ser feito desde a fase de filhote junto com seu veterinário. O fornecimento de um alimento de qualidade e na quantidade correta é de extrema importância, tanto em forma de refeição quanto na forma de petiscos, junto com a prática constante de exercícios físicos e controle de peso do pet.
É sempre preferível a prevenção. Para evitar a obesidade em cães, é fundamental proporcionar uma dieta equilibrada, porções adequadas, e garantir que eles recebam exercício regularmente. Por outro lado, uma vez que o Cão esteja obeso faz-se necessário realizar um tratamento.
Tratamento
O tratamento da obesidade em cães se baseia na criação e manutenção de uma dieta específica para perda de peso. Porém existe 3 desafios que podem ser observados pelos veterinários para o inicio do tratamento, sendo eles:
1. Conscientização
Convencer o tutor que o pet esta obeso, como falamos no começo muitos acham que estar sobrepeso/obeso não afeta diretamente a sua saúde.
2. Criação de Dieta Específica
Instituir o tratamento adequado e mande-lo até atingir o peso ideal. O pet não irá perder e atingir o peso planejado rapidamente, é um tratamento que leva tempo por isso a paciência dos tutores durante a dieta é extremamente importante, além de seguirem a risca a dieta prescrita, principalmente em sua quantidade não cedendo aos pedidos dos seus peludos por mais comida.
3. Manutenção do Peso
Manutenção do peso, após o pet atingir o peso ideal os tutores acreditam que podem voltar a fornecer grandes quantidades de comida e de petiscos, porém é importante continuarem a seguir as orientações do seu veterinário por que um pet que já foi obeso tem grandes chances de voltar a ser sem os cuidados necessário para evitar o mesmo que esta diretamente ligado a quantidade e qualidade do alimento fornecido e a atividade de exercício físico.
Dicas finais
A obesidade canina é uma preocupação crescente na saúde dos animais de estimação. Este artigo oferece três dicas essenciais para cuidar de um cão obeso e promover sua saúde e bem-estar.
Primeiramente, destacamos a importância de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, ajustada às necessidades específicas do cão.
A segunda dica ressalta a necessidade de exercícios regulares, incluindo passeios diários e brincadeiras, para ajudar na perda de peso e na manutenção de uma condição física saudável.
Por fim, discutimos a importância de consultar um veterinário e desenvolver um plano de alimentação personalizado para o seu cão, garantindo que ele alcance (e mantenha) um peso ideal, reduzindo o risco de problemas de saúde relacionados à obesidade.
Para mais informações sobre qual o melhor tipo de dieta para o controle do peso do seu pet, entre em contato com seu veterinário ou entre em contato com a gente!