Composição Básica de uma Dieta Caseira

Uma dieta completa e balanceada para pets é um plano alimentar com o objetivo de proporcionar todos os nutrientes essenciais para atender às necessidades específicas do animal, promovendo sua saúde, bem-estar e manutenção de peso ideal. Isso envolve a seleção de alimentos de alta qualidade e a consideração das características individuais do animal, para garantir uma nutrição equilibrada que atenda às suas necessidades nutricionais específicas.

O que é dieta balanceada?

Uma dieta completa e balanceada é aquela que contêm todos os nutrientes essenciais em quantidades e proporções adequadas para atender as exigências do organismo do pet. Essa quantidade poderá variar conforme sua idade, presença ou predisposições de doenças, e estilo de vida.

Esses nutrientes são fornecidos diariamente através dos ingredientes utilizados e dos suplementos que utilizados. Os principais nutrientes que devem estar presentes nessa composição são: as proteínas, as gorduras, os carboidratos, a água, os minerais e as vitaminas.

Tendo isso em mente, agora vamos saber como é feita a composição dessa dieta e aos ingredientes que podem ser utilizados para uma alimentação natural cozida básica.

Composição Básica

Mesmo sendo uma alimentação que pode ser fornecida para todos os cães, a mesma precisa ser formulada individualmente dependendo das necessidades específicas de cada cão como: idade, escore corporal (perda ou ganho de peso), problemas de saúde, raça, entre outros fatores que devem ser discutidos com seu médico veterinário.

Uma composição Básica será feita da seguinte proporção:

  • Vísceras 5%
  • Carboidratos 35%
  • Carne 30%
  • Vegetais 30%

Ela é indicada para cães saudáveis de todas as faixas etárias e portes atendendo todos os requerimentos mínimos de proteína, fibras e gorduras.

Ingredientes

1. Proteínas

Carnes desossadas magras de qualquer espécie.

  • Maminha, Contra Filé, Filé Mignon, Patinho, Coxão Mole, Lagarto, Peito de Frango, Carne de Peru, Rã, Cabrito, Sardinha, Cavalinha, Arenque, St. Peter, Pescada, Truta, Ovo de Codorna, Ovo de Galinha.

2. Vísceras

Vísceras de Bovino, Suíno, Ovino ou Caprino. Dê preferência para vísceras de fornecedores confiáveis e de origem orgânica.

  • Rim, Fígado, Pâncreas, Baço.

3. Carboidratos

Serão usados tubérculos, grãos selecionados, cereais e leguminosas.

  • Batata-Doce, Mandioquinha, Batata-Yacón, Inhame, Lentilha, Ervilha, Arroz Integral, Aveia em Flocos, Grão de Bico.

4. Vegetais

Será utilizado verduras e legumes onde 5% deve ser de folhas.

  • Cenoura, Abóbora, Brócolis, Beterraba, Abobrinha, Chuchu, Repolho, Tomate, Pepino, Berinjela, Agrião, Alface, Rúcula, Couve Manteiga, Espinafre, Escarola, Salsinha e Manjericão

Mas e a gordura?

A quantidade necessária de gordura de 5,5% da composição total e ela estará presente diretamente nas carnes e nas vísceras além da adição de óleos como coco, azeite, girassol adicionados logo antes de oferecer a comida para o pet..

E a suplementação, por que temos que suplementar uma comida já que ela é natural?

Por ser uma dieta natural, isso não quer dizer que não terá a falta de algumas vitaminas e minerais como, entre eles o: cálcio, magnésio, selênio, iodo, manganês, zinco, vitamina E, D e B1.
Mas isso por que, na verdade, os cães não possuem acesso a alguns alimentos que estariam fornecendo essas vitaminas e minerais, como por exemplo: acesso a todos os órgãos e tecidos, a plantas crescidas em terra natural rica em minerais, a raízes, insetos cogumelos, capim entre outros.

E quais os complementos que devemos adicionar na comida?

De obrigatório serão os óleos como: Óleo de Peixe, Azeite, Óleo de Coco e Óleo de Girassol; cobrindo o grupo de gorduras e um suplemento multivitamínico podendo ser industrializado, cápsulas manipuladas ou com adição de ingredientes ricos em certas vitaminas e minerais.

Outros Complementos:

Além dos suplementos obrigatórios você pode adicionar ingredientes que irão trazer mais benefício para a saúde do seu pet como:

  • Pro Bióticos: Quefir, Iogurte Integral Natural sem sabor ou Bio Rich (que é um fermento lácteo para a produção de iogurte caseiro).
  • Sal Rosa do Himalaia: auxilia na regulação da pressão arterial e no equilíbrio de sais minerais.
  • Alho: contém propriedades anti-inflamatórias, vermicida, bactericida, viricída e uma ação repelente natural contra pulgas e carrapatos.

Combinação

Agora que sabemos a quantidade de cada nutriente e quais os ingredientes que podemos utilizar, vamos para as combinações básicas que podem ser feitas. Em geral indicamos 1 ou 2 tipos de fontes de carnes, vísceras e carboidratos e de 3 a 5 tipos de vegetais incluindo os 5% das folhas.

Quer Saber Mais?

Produzimos um livro digital (eBook) com informações e dicas sobre como uma alimentação equilibrada poder ajudar na saúde e alegria do seu companheiro canino....
Peça Agora seu eBook Gratis.